quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Música Indígena Brasileira

   A música uma das atividades culturais mais importantes na socialização das tribos, é parte do vasto universo cultural dos vários povos índigenas que habitaram e habitam o Brasil.

    A cultura portuguesa, que resultou em massacre, escravização e aculturação em larga escala dos índios; com essa devastação muitas tradições se perderam de forma irreversível. Apesar disso, à música ainda há um enorme campo a ser estudado e compreendido.

   A música indígena tem recebido alguma atenção do ocidental desde o início da colonização do território, com os relatos de Jean de Léry sobre alguns cantos tupinambá, em 1558, e de Antonio Ruíz de Montoya, cujo extenso léxico inclui um universo de categorias musicais do guarani antigo. Estudos recentes têm-se multiplicado a partir do trabalho de pesquisa de Villa Lobos e Mário de Andrade no século XX, e hoje a música indígena é objeto de estudo e interesse de muitos pesquisadores de todo o mundo.
A tradição musical indígena é algo vivo e sempre em mutação, sendo constantemente praticada e renovada, incorporando até mesmo material não-índio, ainda que mantenha seus valores e formas essenciais preservados, e é uma vitrine de suas visões de mundo, cristalizadas em formas sonoras.
   Também existem musica que são cantadas e tocadas em momentos específicos, como as músicas para ninar crianças, ou em homenagem aos sentimentos de saudades de alguém.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário